Crise financeira provocada pelo Covid-19

Saiba como enfrentar a crise financeira criada pelo Covid-19.

O cenário é incerto. O momento exige cuidado e atenção, não desespero. Apesar de não existir uma fórmula mágica de como enfrentar a crise financeira, é sempre possível repensar o negócio e enxergar a crise com otimismo e transformá-la em oportunidade.

O Covid-19 criou muita dificuldade nos negócios, principalmente as pequenas empresas.

Esse cenário pode mudar?

Muito embora, exista incertezas quanto ao impacto a longo prazo, algumas medidas podem ser adotadas agora para melhorar a situação. É preciso se adaptar à nova realidade com planejamento e disciplina.

Apesar das medidas do governo serem fundamentais, as empresas devem agir para melhorar o cenário.

Como enfrentar a crise financeira

Para ajudar você, criamos uma lista com 7 dicas importantes para enfrentar a crise financeira:

Conheça a real situação da sua empresa

A falta de informação atrapalha as decisões da sua empresa. Faça uma análise profunda das finanças da sua empresa. Um bom diagnóstico permite tomadas de ações corretas.

Separe suas contas pessoais das contas empresariais

Misturar as despesas pessoais com as despesas empresariais é um grande erro que a maioria dos empreendedores comete. Quando as despesas se misturam, o empresário perde o controle das finanças e não consegue saber se seu negócio está obtendo lucro ou prejuízo. O sucesso do empreendedor em tempos de crise depende do controle financeiro.

Reduza os custos com cuidado

Muito embora reduzir gastos seja necessário, é importante ficar atento ao tipo de despesa que irá ser eliminada, visto que esses cortes podem prejudicar a empresa. Um exemplo é cortar despesas que afetem na qualidade do seu serviço ou produto. Reduzir o quadro de funcionário também pode ser necessário, mas é importante analisar com cuidado as finanças da empresa, afinal arcar com rescisões pode levar a empresa ao vermelho. Dessa forma, realize a redução de gastos com um planejamento adequado.

Aposte na inovação

Não encare a crise como algo ruim e sim como uma oportunidade de se reinventar ou criar algo novo. Boas estratégias de inovação aumentam as vendas. Aposte na sua criatividade e como ela pode ser transformada em inovação dentro da sua empresa.

Negocie com seus fornecedores

Um dos desafios que as empresas tem é manter o pagamento aos fornecedores. Não se sinta constrangido se for necessário conversar com seus fornecedores. A saída para enfrentar essa crise financeira é renegociar. Rever prazos e valores é o melhor que pode acontecer nesse momento.

Faça um planejamento estratégico

Sabemos que muitos empreendedores possuem dúvidas sobre como pensar estrategicamente. E neste momento de crise, é importante redefinir metas, definir forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Através da criação de um planejamento estratégico, pode ser apontado o melhor caminho para vencer batalhas difíceis e alcançar os objetivos.

Conte com o apoio de um bom contador

Outro erro frequente que as empresas cometem, é o de não contratar um contador capaz de cuidar das questões tributárias e financeiras da empresa. Com isso, o empreendedor se vê um pouco perdido, sem saber qual ação mais segura tomar. A orientação de um contador pode fazer sua empresa melhorar economicamente.

Crises vêm e vão. Então não se deixe levar pelo pessimismo. Reverta o quadro, pense, planeje, aprimore processos e aja. Assim você vai enfrentar a crise financeira e superar todos os desafios.

Em tempos de crise só prospera quem busca oportunidade!

Precisa de ajuda para enfrentar a crise financeira?

Pode contar com a gente!

Entre em contato aqui!

Por Cibele Queiroz

Contadora, Especialista Tributária na Queiroz Contadores

 

 

Cibele Queiroz

Contadora, consultora financeira e tributária especialista em Prestações de Contas Eleitorais
Pesquisar
Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram