Principais erros contábeis em pequenas e médias empresas

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A contabilidade é uma área que não costuma receber muita atenção de empresários, por ter uma aparência burocrática

No entanto, o empreendedor que não atua em conjunto com o contador pode cometer erros contábeis que prejudicam o seu negócio.

O seu papel vai muito além do serviço burocrático, da elaboração de documentos fiscais, contábeis e do atendimento ao fisco. O contador é um elemento essencial e deve estar preparado para desenvolver atividades de valor dentro de uma empresa.

Cada vez mais as empresas necessitam de profissionais com conhecimentos estratégicos que permitem atuação de forma preventiva, evitando que os problemas de fato aconteçam, sem que seja necessário gastar tempo e dinheiro para solucioná-los.

Cabe a este profissional apresentar soluções viáveis para que os empresários conduzam o seu negócio de forma mais eficiente, alcançando melhores resultados. Ele é peça fundamental para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.

Pensando em ajudar nesse sentido, listamos os problemas e erros contábeis mais comuns nas pequenas e médias empresas:

Misturar gastos pessoais com despesas empresariais
Um dos erros contábeis mais comuns que os empresários cometem é misturar as finanças pessoais e empresariais. É fundamental manter ambas as contas claramente separadas. É importante manter um histórico correto para evitar que se perca o controle das finanças pessoais e empresariais. Assim, evitar que os sócios caiam na malha fina. Com a separação das contas não há dificuldade de saber o resultado gerado pelo negócio.

Ausência de comprovantes de pagamentos de despesas
Muitos empresários têm o hábito de descartar comprovantes de pagamentos de despesas de baixo valor, por não os julgarem importantes. Porém, a falta desses documentos pode fazer com que a empresa pague, erroneamente, menos impostos ou cometa erros no fluxo de caixa. Além de gerar relatórios financeiros incorretos. É preciso manter todos os registros de pagamentos de despesas, por mais que eles pareçam pouco relevantes. Pois a ausência interfere, principalmente, no resultado contábil da empresa.

Falhas na emissão de notas fiscais eletrônicas
Emitir uma nota fiscal eletrônica de venda de produto depende do preenchimento exato dos campos dos impostos, regime de tributação do emissor e carga tributária. Com tantas informações, é natural que o processo esteja sujeito a erros comuns. Falhas na emissão de notas fiscais eletrônicas podem prejudicar sua empresa, fazendo-a pagar impostos desnecessários ou mesmo ser multada pelo fisco. A escolha de um sistema de gestão para emissão de notas ficais evita esses tipos de erros e riscos.

Não identificação de entradas e fluxo de caixa
A inconformidade no valor de entrada real implica relatórios incompletos, o que pode causar problemas na gestão e controle financeiro da empresa. É extremamente importante que o registro de entrada de dinheiro no fluxo de caixa seja rigoroso. Por isso, recomendamos a escolha de um sistema de gestão para emissão de notas fiscais, evitando erros.

Falta de automação e software de gestão
Software de gestão são excelentes aliados para evitar os problemas citados acima. O uso de sistemas de gestão é imprescindível para manter a saúde financeira fiscal e contábil de qualquer negócio. Com automação o empresário controla o fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais, o estoque, entre outros quesitos que refletem no setor contábil.

Somos um escritório de contabilidade em Recife, onde nosso foco principal é a gestão do seu negócio!

Seu sucesso é o nosso sucesso!

VEM FALAR COM A GENTE!

Escrito por Cibele Queiroz

Contadora especialista na Queiroz Contadores.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Cibele Queiroz

Contadora, consultora financeira e tributária especialista em Prestações de Contas Eleitorais
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